sexta-feira, 12 de abril de 2013

A Arte Egípcia

Aula de Arte e Educação ministrada pela profª Nádia para alunos(as) do 1º A. Foi realizada pesquisas, tendo como foco principal o tema: A Arte Egípcia. http://www.historiadaarte.com.br/Historia_da_Arte/Inicial.html











terça-feira, 9 de abril de 2013

Aula de Tipos de Vegetação ministrada para alunos(as) do 2º B

Vegetação do Brasil envolve o conjunto de formações vegetais distribuídas por todo o território brasileiro.
Brasil possui diferentes tipos de vegetação. Os principais são: a Floresta Amazônica no norte, a Mata dos Cocais no meio-norte, a Mata Atlântica desde o nordeste até o sul, a Mata das Araucárias no sul, a Caatinga no nordeste, o Cerrado no centro, o Complexo do Pantanal no sudoeste, os campos no extremo sul com manchas esparsas em alguns estados do país e a vegetação litorânea desde o Amapá até Rio Grande do Sul.

Profª de Geografia Maísa






quinta-feira, 4 de abril de 2013

Domínios Morfoclimáticos e Biomas do Brasil - aluno(as) 2º C e 3º B

1) Domínios Morfoclimáticos

Na Década de 1960, o geógrafo Aziz Nacib Ab'Saber reuniu as principais características do relevo e do clima das regiões brasileiras para formar , com os demais elementos naturais da paisagem, o que chamou de domínios morfoclimáticos e províncias fitogeográficas do Brasil. 

Domínio Amazônico.
Caracterizado por relevo de terras baixas, clima equatorial quente e úmido durante todo o ano, pela bacia amazônica e florestas equatoriais. É típico da região Norte.

Domínio do Cerrado. 
Caracterizado por planaltos com chapadões sedimentares, pela vegetação de cerrados e matas galerias, pelo clima tropical continental com duas estações bem marcadas, uma chuvosa e outra seca, no inverno. é tipico da região Centro-Oeste.

Domínio dos Mares de Morros.
Embora se estenda do sul até o nordeste do país, sua área principal correspondente à região dos planaltos e serras do Sudeste, onde o clima tropical criou áreas mameliformes, que são formas de relevo com elevações arredondadas. a floresta tropical que o recobria encontra-se quase totalmente devastada pelo ser humano.   

Domínio da Caatinga. 
Caracterizado por depressões delimitadas por planaltos ou chapadas, pelo clima semiárido e pela vegetação da caatinga. É típico do sertão nordestino. 

Domínio da Araucária.
Caracterizado pela floresta de araucária e pelos planaltos do sul do país, de clima subtropical.

Domínio das Pradarias. 
Típico do estado do Rio Grande do Sul, caracterizado por vegetação rasteira, coxilhas e vegetação herbácea. é também chamado pampa ou campanha gaúcha.



























quarta-feira, 27 de março de 2013

Alunos(as) do turno da manhã responsáveis pelas programações da web rádio escolar Lourdão FM


Aspectos Relevantes para o processo de produção de um programa de Rádio Escolar

         A Rádio Escolar é um excelente instrumento para promoção do protagonismo infanto juvenil, contribui para enriquecimento curricular em práticas pedagógicas e é um instrumento democrático de comunicação.

         A Rádio Escolar é um espaço onde crianças, adolescentes e adultos tem a oportunidade de mostrar o seu talento, expressar suas idéias, interagir com seu publico e participar do processo de difusão de informações e conhecimentos na comunidade escolar. Além disso é um ambiente de aprendizado onde seus participantes tem a oportunidade de vivenciar experiências de pesquisa, produção escrita, trabalho em equipe contribui para formação cultural, o domínio da comunicação oral e potencializa a autonomia individual.

    A Rádio Escolar é um núcleo de produção coletiva e portanto um instrumento democrático de comunicação. Sendo assim, deverá atender as necessidades locais da comunidade escolar e preferencialmente estar articulado com Projeto Político Pedagógico da escola.

     O trabalho em equipe, o planejamento e a organização do conteúdo, a pesquisa de opinião, a construção coletiva de um código de conduta ética, a avaliação coletiva permanente, a formação e o domínio de conhecimentos tecnológicos e de linguagem radiofônica e a articulação pedagógica e com as esferas escolares (professores,alunos,membros da comunidade) são elementos importantes para o desenvolvimento de uma Rádio Escolar.













quinta-feira, 21 de março de 2013

Montagem das Máquinas


Montagem dos computadores novos que chegarão no mês de agosto do ano de 2012. Ótimas máquinas que serão sem dúvida utilizadas pelos professores, alunos e comunidade escolar. A nossa escola estar de parabéns pela revitalização deste espaço tão importante para o desenvolvimento e aprimoramento da aprendizagem no contexto tecnológico.










sexta-feira, 8 de março de 2013

Finalização da reforma do Laboratório Educacional de Informática da EEFM Maria de Lourdes Oliveira, sendo que o mesmo aguarda o suporte técnico da crede 10 para instalação do servidor. Observa-se também que os computadores novos necessitam ser montados, pois a nova bancada irá acomodar corretamente todas as máquinas em questão.






Servidor abaixo da bancada.