Aspectos Relevantes para o processo de produção de um programa de Rádio Escolar
A Rádio Escolar é um excelente instrumento para promoção do protagonismo infanto juvenil, contribui para enriquecimento curricular em práticas pedagógicas e é um instrumento democrático de comunicação.
A Rádio Escolar é um espaço onde crianças, adolescentes e adultos tem a oportunidade de mostrar o seu talento, expressar suas idéias, interagir com seu publico e participar do processo de difusão de informações e conhecimentos na comunidade escolar. Além disso é um ambiente de aprendizado onde seus participantes tem a oportunidade de vivenciar experiências de pesquisa, produção escrita, trabalho em equipe contribui para formação cultural, o domínio da comunicação oral e potencializa a autonomia individual.
A Rádio Escolar é um núcleo de produção coletiva e portanto um instrumento democrático de comunicação. Sendo assim, deverá atender as necessidades locais da comunidade escolar e preferencialmente estar articulado com Projeto Político Pedagógico da escola.
O trabalho em equipe, o planejamento e a organização do conteúdo, a pesquisa de opinião, a construção coletiva de um código de conduta ética, a avaliação coletiva permanente, a formação e o domínio de conhecimentos tecnológicos e de linguagem radiofônica e a articulação pedagógica e com as esferas escolares (professores,alunos,membros da comunidade) são elementos importantes para o desenvolvimento de uma Rádio Escolar.